terça-feira, 14 de setembro de 2010

Abordagens pedagógicas de EAD e aprendendo a aprender a distância.

As abordagens pedagógicas da EAD são fundamentadas nas teorias do comportamentalismo, cognitivismo e construtivismo. A teoria do comportamentalismo é baseada no “repasse” de informações aos educandos, como um “depósito” de conteúdos escolhidos exclusivamente pelo educador, tendo uma sequência de estudos linear, atividades prédeterminadas e guiadas, ainda, possuindo método específico e rigoroso de avaliação, desconsiderando todo o processo de aprendizagem, sendo o estudante mero expectador do processo de aprendizagem, ou seja, uma participação totalmente passiva que se obriga a adequar em adquirir os comportamentos e habilidades necessários para compreender o conhecimento que lhe é apresentado o qual visa ao progresso do aluno.

Na teoria cognitivista, há um estímulo no desenvolvimento de mecanismos intelectuais, promovendo a reflexão e a significação dos conteúdos apreendidos, fazendo que o estudante se torne autônomo apenas no processamento das informações adquiridas sendo capaz de gerar novos conhecimentos a partir da exposição dada pelo educador, o qual tem uma preocupação em relatar as causas e origens dos fatos, porém toda aceitação dos conteúdos se dá de forma passiva.

A teoria construtivista é embasada na construção do conhecimento a partir da reflexão das experiências vivenciadas, sendo um processo que está sempre em desenvolvimento. A relação com o aprender é uma relação de sentido entre o indivíduo e aquilo que ele aprende. É uma relação com tudo que é necessário aprender para solucionar um determinado objetivo, conteúdo ou programa, sendo que o sujeito só pode se apropriar daquilo que faz sentido para ele. O conhecimento é uma construção ao longo da vida e nunca está acabado ou pronto, sendo o educando sujeito do processo, pela qual advém uma transformação ativa do ser humano.

Em vista desses aspectos já expostos, a metodologia de ensino do curso de EAD, bem como o tópico “aprendendo a aprender a distância” baseia-se basicamente em propostas construtivistas, que propõem que o estudante seja sujeito ativo na participação da construção do conhecimento, conseguindo adquirir novas técnicas e comportamentos que visem um aprendizado pleno. Também, relata que o modelo de aprender a aprender à distância depende de um nova forma de entender o processo de ensinar-aprender por parte dos sujeitos envolvidos, ou seja, estudantes, professores e tutores. Portanto, é indispensável que cada instância questione o seu papel no ensino-aprendizagem à distância, pois habilidades como interação interpessoal, compreensão das atividades, discussões e desenvolvimento de tarefas em grupos virtuais são fundamentais para o bom aproveitamento do ensino à distância.

Assim, percebe-se que a mobilização realizada no ensino à distância para que o estudante problematize e reflita seu papel dentro do processo educacional é um ponto de fundamental importância na concepção de sujeitos quem sejam atuantes em todo o processo de ensino-aprendizagem, implicando em uma postura ativa do indivíduo, ou seja, é necessário que exista mobilização do educando para que ele realmente aprenda, e com isso, possibilitando a construção do conhecimento. Logo, a relação com o aprender, ou com o saber é, portanto, uma relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo, criando sujeitos com uma nova consciência social através de uma práxis intencional e consciente, porque reflexiva, explicativa e crítica.

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