As concessões das estradas feitas pelo governo em que a concessionária é delegada para ressarcir custos de construção e manutenção de uma via de transporte, resultando com isso nos PEDÁGIOS.
Para essa questão das concessões trago alguns exemplos das notícias dessas últimas semanas dos jornais de maiores circulação no RS, em que a Ecosul quer devolver trechos de rodovias ao Governo Federal, estando disposta a abrir mão dos trechos entre Pelotas e Jaguarão (BR-116) e entre Pelotas e Bagé (BR-293), ficando, com isso, esses trechos novamente sob responsabilidade Federal.
Talvez, ela estaria devolvendo esses trechos pelo pouco retorno financeiro? refletindo...a BR-293 não há praça de pedágio, porém a empresa tem o dever de realizar a manutenção da rodovia, bem como prestar seus serviços a todos usuários que ali trafegam.
Ainda, percebo na prática diária que a manutenção das rodovias pelo preço que nos é cobrado (R$ 7,20) deveria ser de "extrema excelentíssima qualidade", mas ultimamente não tenho visto nenhum trecho em todas as praças que não necessite de manutenção, reparo e colocação de produtos (asfalto) e sinalização de melhor qualidade.
Para essa questão das concessões trago alguns exemplos das notícias dessas últimas semanas dos jornais de maiores circulação no RS, em que a Ecosul quer devolver trechos de rodovias ao Governo Federal, estando disposta a abrir mão dos trechos entre Pelotas e Jaguarão (BR-116) e entre Pelotas e Bagé (BR-293), ficando, com isso, esses trechos novamente sob responsabilidade Federal.
Talvez, ela estaria devolvendo esses trechos pelo pouco retorno financeiro? refletindo...a BR-293 não há praça de pedágio, porém a empresa tem o dever de realizar a manutenção da rodovia, bem como prestar seus serviços a todos usuários que ali trafegam.
Ainda, percebo na prática diária que a manutenção das rodovias pelo preço que nos é cobrado (R$ 7,20) deveria ser de "extrema excelentíssima qualidade", mas ultimamente não tenho visto nenhum trecho em todas as praças que não necessite de manutenção, reparo e colocação de produtos (asfalto) e sinalização de melhor qualidade.
O interessante também é que o tema da cobrança abusiva de pedágio não se vê na imprensa local, identificando mais uma vez que a empresa não obtém apenas o monopólio das estradas, mas também da imprensa, comércio e etc.
Acredito que o DIREITO de ir e vir de qualquer cidadão, que é DEVER do Estado é retirado a medida em que são colocados pedágios e empresas iguais a ECOSUL nas estradas do BRASIL, podendo até ser comparado com o "mocinho dono do bairro" (traficante) que obriga as pessoas a pagarem para entrar na favela a ECOSUL obriga os cidadãos a pagarem a cada vez que passam em SUA estrada, tendo como única diferença do "mocinho" ser legalizada pelo Governo!!
Assim, realizando uma reflexão com nosso histórico de sociedade brasileira, o povo, como já dizia Caminha há 510 anos atrás: "é um povo pacato..". E trocando um pouco a letra do Hino Riograndense "Um povo sem virtude acaba por ser.. ..pagador de pedágio!"
Há braços esperançosos!!!
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